Treino do Bacio



A chave para um treino do bacio bem sucedido é iniciá-lo quando a criança e os pais estão preparados. Apesar das crianças serem diferentes, a maioria está preparada para começar o treino do bacio entre os 18 e os 24 meses. Antes dos 18 meses são poucos os músculos que estão suficientemente desenvolvidos para garantir o controlo dos esfíncteres necessário ao treino do bacio.
Existem sinais importantes e níveis de competência, que nos indicam se os nossos pequenos estão, ou não, preparados para iniciar o treino, são eles:
  1. Ter a fralda seca quando acorda da sesta da hora-do-almoço;
  2. Ter consciência que está a fazer cócó, o que acontece quando fica muito calado e mostra sinais de concentração ou aponta para a fralda e diz cócó ou xixi quando os faz;
  3. Compreender e seguir instruções simples como "vai buscar a bola", "arruma o brinquedo", etc
  4. Compreender o que significa baixar e puxar para cima as calças, saias ou collants e mostrar-se desejoso de participar no acto de despir a roupa;
  5. saber apontar para as diferentes partes do corpo quando as nomeia, por exemplo, "onde está o nariz?", onde está o teu umbigo?", etc
  6. Conseguir estar sentado, quieto e entreter-se com algo ou concentrar-se 5/10 min num brinquedo.

O seu pequeno apresenta todos estes sinais? Então poderá começar a introduzir o bacio. Como?
Ora bem, o primeiro passo será levar a criança à casa-de-banho consigo tanto quanto possível e motivá-la para se sentar no bacio dela, mas sem lhe retirar a fralda. Deixá-la vê-la a utilizar a sanita e ouvi-la descrever o que está a fazer é uma boa forma de ensinar o que espera dela. 
Se o seu filho mostra vontade de participar quando vai para a casa-de-banho consigo e apresenta todos os sinais indicadores de que está preparado para fazer o treino do bacio deve ser encorajado a sentar-se no bacio sem fralda enquanto prepara o banho dele e, se ele conseguir fazer algo enquanto lá está sentado, lembre-se de lhe fazer muitos elogios. No entanto é preciso ter atenção à forma como o elogia. Evite dizer que ele é um bom menino ou que se portou bem, para que ele não pense que é mau ou que se porta mal quando não consegue chegar a tempo ao bacio. O mesmo acontece em relação aos descuidos, pois é extremamente importante que não apresente sinais de zanga, nojo, ou de desaprovação sempre que aconteça um descuido nas cuecas, como por exemplo, "oh, que menino tão feio com umas cuecas molhadas e malcheirosas" ou "que cócó tão malcheiroso". Isto porque, muitas crianças são sensíveis em relação às suas necessidades fisiológicas e encaram quaisquer sinais de desaprovação como uma rejeição pessoal.
Depois de ele começar a sentar-se no bacio de boa vontade à hora do banho, deverá começar a sentá-lo também depois do pequeno almoço e depois da sesta. (não se preocupe se ele não fizer nada). E se faz um cócó todos os dias, mais ou menos à mesma hora, também vale a pena sentá-lo no bacio a essa hora.
Se o seu filho se tem sentado bem no bacio, às horas anteriormente referidas, durante pelo menos uma semana, pode começar a considerar seriamente a possibilidade de lhe tirar a fralda durante o dia. E uma vez retirada a fralda é definitivamente, pois se o vai fazer e mais tarde volta a colocá-la só vai baralhar a criança e fazer com que este processo  se torne mais moroso. 
O sucesso do treino do bacio depende, não só do grau de preparação da criança mas também do grau de preparação dos pais e cuidadores. O seu filho irá necessitar da sua atenção e encorajamento constantes, pois se não os tiver, irá rapidamente perder o interesse. 

Evite começar o treino do bacio quando:

  • está à espera do nascimento de um bebé nos próximos meses, ou teve um bebé à cerca de dois meses;
  • Acabou de se mudar para uma casa nova;
  • O seu filho acabou de recuperar de uma doença; 
  • Houve alguma mudança nos cuidados ou nos cuidadores da criança;
  • Estão a passar por pressões no emprego;
  • Os irmãos mais velhos estão a passar por dificuldades relacionadas com o sono ou estão com problemas de comportamento;
  • Em épocas do ano festivas ou feriados, em que se planeiam muitas actividades com familiares e amigos;

Bons treinos!!! 

1 comentário: