ah ah ah ah staying alive

Hoje o dia foi muito bom! Estive a ouvir e falar de coisas muito importantes e acompanhada de gente gira e que admiro há bastante tempo. Ok! então vamos por partes.
A informação importante foi: Assistir a uma breve sessão do que é um curso de suporte básico de vida pediátrico, organizado pela ordem dos enfermeiros da direcção regional sul. 
E uma acção esclarecimento por parte da directora da Imaginarium, Maria Espiríto Santo, que falou de como é importante escolher brinquedos seguros e quais são os pontos chave que devemos conhecer em matéria de segurança e uso adequado dos mesmos.
A gente gira e que eu tanto admiro, são algumas bloggers que  sigo religiosamente e estava desejosa de conhecer pessoalmente. A Ana do blogue Melhor Amiga da Barbie (esta não conta porque é a minha best), a Rita do Socorro! sou mãe..., a Sofia do Entre biberons e batons e a Maria do Stylista. Todas umas queridas, muito simpáticas, bem dispostas e cheias de boa energia. ADOREI!
Em relação às coisas que acho bastante importantes e úteis saber, resolvi reparti-las em dois posts. Hoje conto como foi a sessão de formação em suporte básico de vida pediátrico e depois falo da parte dos brinquedos. Sim?

Em relação aos acidentes com os pequenos, sabem como preveni-los? conseguem identificar os principais perigos dentro de casa? ou como se deve actuar em situação de emergência pediátrica? Pois é! estas são coisas muito importantes que deveríamos todos "saber de cor e salteado" (não vá o diabo tece-las e pregar-nos um grande susto). 
Em primeiro lugar a prevenção é tão importante como o tratamento, portanto, saber como fazê-lo já é "meio caminho andado" para evitar chatices maiores e, depois, se por acaso acontecer um acidente ou formos confrontados com um episódio de, por exemplo,  engasgamento ou paragem cardio-respiratória já sabemos como actuar. 
Aprendi algumas coisas até curiosas, como por exemplo, sabiam que o supositório deve ser colocado com a parte do bico virado para voçes? e que não se deve dar àgua aos pequenos quando estão com febre? (e nós pais a fazer exactamente o contrário, não é?). 
Todas as pessoas que estejam interessadas em frequentar um curso de formação em suporte básico de vida podem fazê-lo, pois a Ordem dos Enfermeiros da secção regional teve a ideia de iniciar estas formações, sob o lema "Gestos que salvam vidas" como objectivo de capacitar a população para identificar, prevenir e actuar em caso de acidentes com bebés e crianças. As formações vão ser dadas no Hospital de Faro, CUF Descobertas de Lisboa e CUF Descobertas de Torres Vedras. E, para que não hajam desculpas, é grátis!

Mais informação AQUI.


Um especial agradecimento aos enfermeiros Pedro Aguiar e Walter Santos que nos explicaram tudo muito simpaticamente e com exemplos práticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário