De pequenino...


A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa tem vindo a desenvolver o projecto designado "De Pequenino...". O programa constitui uma proposta de abordagem ao desenvolvimento e comportamento no contexto da vigilância de saúde infantil dos 2 aos 5 anos de idade. O programa integra três componentes: princípios e estratégias às famílias, avaliação do desenvolvimento e comportamento, intervenção.

O projecto pretende melhorar as taxas de detecção precoce de dificuldades e diminuir os factores de risco do contexto familiar, no sentido de melhorar os resultados das crianças. Para isso, é reconhecido o papel dos pais e a sua necessidade de receberem apoio para o desempenho do seu papel. Neste sentido, o projecto está a desenvolver um conjunto de instrumentos para serem usados por diferentes profissionais que trabalham com crianças destas idades e suas famílias.

Porque considero importante uma intervenção primária, no sentido de optimizar os cuidados para a infância, "O REI VAI NU", alia-se a este projecto e irá partilhar a informação baseada na evidência sobre temas como o sono, a disciplina, a aprendizagem da higiene, a linguagem e literacia precoce. Esta informação dirige-se à promoção do desenvolvimento saudável, ao reforço de práticas parentais positivas e à resolução de dificuldades/necessidades identificadas.






3 comentários:

  1. Fantástico! Vai com certeza ser bastante interessante :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá mamã,
    nomeei o teu blogue para o Liebster Award. Espreita aqui:
    http://lepetitfamille.blogspot.pt/2013/02/liebster-award.html

    ResponderEliminar