JÁ TENHO DOIS ANOS!! - I PARTE (repost)

Dois anos? Ai, ai, ai...

Entre os dois e os três anos, os pais podem esperar muitas mudanças na criança. A criança vai aprender muitas coisas novas, que lhe vão permitir ser mais autónoma. Embora ainda precise muito dos pais, a criança quer muito ser independente. Isto pode trazer-lhe alguma frustração e representar um desafio para os pais. Os dois anos de idade têm sido apelidados de terríveis. A paciência, encorajamento, amor e apoio dos pais são essenciais para a criança se sentir capaz e segura.

Do que preciso?
Os primeiros anos de vida são essenciais para a saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança ao longo de toda a vida. O que os pais fazem neste período ajuda a criança a crescer saudável.

Relação - A criança precisa que os pais sejam afectuosos e carinhosos e que brinquem, conversem, cantem canções, contem histórias e a envolvam nas tarefas domésticas (pôr a mesa, por exemplo).
Rotinas - A criança precisa de rotinas regulares, como a hora das refeições, a hora de levantar e de deitar. As rotinas tornam o dia-a-dia previsível e por isso ajudam a criança a sentir-se segura e melhoram a sua cooperação.
Regras - A criança precisa de regras firmes e consistentes, que a ajudam a aprender o que pode e não pode fazer ("não se bate") e precisa de saber o que acontece se não cumprir.
Recompensas -  A criança precisa que os pais se mostrem satisfeitos quando se porta bem: um abraço, um miminho, um elogio ou uma ida ao parque são boas recompensas para quem se esforça para portar bem.

Como é ter 2 anos?
Durante este ano, os pais vão poder observar uma série de mudanças na forma como a criança se movimenta, fala, compreende, se relaciona com os outros e se sente. No dia-a-dia, há uma série de pequenas coisas que os pais podem fazer para apoiar a criança nesta aventura que é crescer.


Fazer coisas de todos os dias ajuda a criança a desenvolver-se...



As crianças aprendem a desenvolver-se a ritmos diferentes. Algumas crianças podem fazer as coisas descritas mais cedo ou mais tarde. A maioria das diferenças são normais. Se os pais estiverem preocupados com uma ou mais áreas em que a criança não esteja a progredir, devem consultar os profissionais de saúde.



O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

6 comentários:

  1. Por aqui vamos fazer 2 anos,estamos já a contar os dias! Gostei do post boa iniciativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! E muitos mais estão para vir ;)
      Beijos

      Eliminar
  2. Adorei este post...os outros também, mas este é uma grande dica ;)

    Um beijinho e até logo

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post, simples, directo e tão ajustado à realidade... o meu pequenote ainda só tem 18 meses, mas já o revejo em algumas destas coisas.
    Definitivamente um post para imprimir e colar no frigorifico!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me com este post agora! Quando o li a primeira vez ainda os dois anos vinham longe :) Vou partilhar este teu texto no meu blog! Obrigada! Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. uau!!!! está espectacular!!!!
    o mini ser já vai nos 21 meses e há montes de coisas que caem que nem uma luva no dia-a-dia cá de casa!
    obrigada pelo post!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar