Lê-me um história...

Hoje comemoramos o Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Quem se lembra dos clássicos O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia? Maravilhosos!! E hoje, que histórias lêem aos vossos pequenos? Por cá gostamos tanto dos clássicos como de conhecer novas histórias. Somos fãs assumidos das histórias infantis, lemos muito e fazemos questão de nunca esquecer a hora da história ( que é sempre antes de dormir).

A literatura infantil envolve as crianças, "transportam-nas" para um mundo de diferentes histórias e muita imaginação. É muito importante para as crianças desenvolverem o hábito da leitura, pois as histórias ajudam no desenvolvimento da imaginação, na resolução de conflitos interiores e, em geral,  na aprendizagem, principalmente os contos de fadas.

Sabiam que as crianças que ouvem histórias têm mais facilidades em diferentes domínios? As investigações demonstram que existe associação desta actividade com maior promoção da saúde.



7 excelentes razões para ler com as crianças
  1. Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação. 
  2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem. 
  3. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo. 
  4.  Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros. 
  5. Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio. 
  6. Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes. 
  7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

Conselhos às famílias
Faça da leitura um momento agradável no dia-a-dia da sua família   

Incluir os livros no dia-a-dia das crianças
À noite quando as crianças já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem. Os livros acalmam e dão serenidade. Aproveite alguns momentos de pausa ou de convívio para ler. O momento do banho pode incluir livros de plástico ou de borracha. 

Tornar a leitura uma actividade divertida
As crianças pequenas gostam de descobrir as imagens e as histórias dos livros. E começam muito cedo a querer aprender a ler. Faça das imagens e das histórias dos livros uma espécie de brinquedos. As crianças adoram descobrir imagens, letras palavras e adoram ouvir ler histórias. Deixe a criança escolher o livro que quer ler consigo. Pode propor outros livros, mas não force. É importante que leia ou oiça ler com prazer. 

Guardar alguns minutos para ler
Reserve sempre alguns minutos do dia para ler, observar e conversar sobre os livros que a criança aprecia. Torne os momentos de leitura alegres e carinhosos. O tempo passará a correr.

As crianças pequenas não aguentam muito tempo, quando está cansada ou desinteressada, não se deve forçar. 

À medida que as crianças vão crescendo passam a gostar de ver livros e ouvir ler histórias durante mais tempo.

Como ler com as crianças
Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações. Deixe a criança virar a página, se ela quiser. Leia as frases e mostre-as com o dedo. Torne a história viva, faça uma voz diferente para cada personagem e use mímica para contar a história. Quando a criança começa a saber ler deixe-a ler palavras e frases. Quando já sabe ler, distribua papéis e leia a par. Faça perguntas e converse sobre a história, sobre as informações e sobre as imagens. Verifique se está a compreender bem. Deixe a criança comentar o livro, contar a história ou partes da história. Se a criança não mostrar interesse não insista. Leia outra história ou leia a mesma história noutra altura. Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes. É frequente as crianças quererem 


Sugestões para reforçar interesse pelos livros
Faça perguntas divertidas sobre as imagens, sobre as situações observadas e sobre a história. Faça jogos de descoberta e adivinhas para suscitar a atenção. Ilustre passagens, desenhando ou pintando com as crianças. Recorte figuras de jornais e revistas e fazer colagens colar para reconstituir cenas do livro. Peça à criança que conte a história ou partes da história. Faça versos e rimas sobre a história que encaixem em músicas conhecidas para poderem ser cantadas. Dramatize cenas que reproduzam os momentos da história, distribuindo papéis. Faça máscaras para apoiar a dramatização. Use fantoches, ou silhuetas de teatro de sombras para dramatizar cenas que reproduzam os momentos da história.

Consultem o site - www.planonacionaldeleitura.gov.pt  e vejam toda a informação, dicas e conselhos sobre leitura para a idade dos vossos filhos e...

...boas histórias!

6 comentários:

  1. É bem verdade! Desde que a Leonor nasceu que lhe leio livros e ela adora.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas Olga! Sou mãe há 6 meses e tenho aprendido imensas coisas consigo. Parabéns pelo seu blog*

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa a leitura faz parte, desde sempre, da nossa vida. Gosto de dar e receber livros e os meus filhos partilham o mesmo gosto, isto porque leio para e com eles, desde sempre. Uma das estratégias que contribuiu para que acabassem os dramas do dormir no seu quarto foi, sem duvida o reforço das leituras :-) obrigada Olga gostei muito do seu texto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não que tenha tido uma super novidade com este post, mas é sempre bom este reforço. Os livros fazem parte da rotina da noite do meu rapaz de 2 anos e, a resposta "livros", sai-me sempre da boca quando a pergunta é "Que presente dou ao Diogo?" Nunca são demais e, é mesmo engraçado ver como gosta de repetir e repetir e repetir alguns livros durante semanas seguidas. Ele adora e eu enjoo, mas tudo por um bem maior!

    ResponderEliminar
  5. do que me foste lembrar. eu adorava os contos de andersen. ate tive que ancardenar o livro porque começava a acusar desgaste. excelente post.

    ResponderEliminar