4 anos - já tenho 4 anos - Parte II



Comportamento - A criança consegue brincar bem com outras crianças, partilhar e fazer amigos. Embora goste de agradar e seja sensível aos sentimentos dos outros, ainda está muito centrada nas suas necessidades. Por isso, pode tirar aos outros o que quer ou brigar. 
Também pode resistir às regras dos pais, argumentar e testar os limites. As REGRAS são muito importantes.

Sono - A criança precisa de 11-13 horas de sono durante a noite. Pode ou não precisar de sesta. Pode continuar a resistir a ir para a cama ou revelar medos ao deitar (monstros, por exemplo). A rotina ao deitar continua a ser essencial.

Alimentação - A criança pode começar a imitar os gostos de amigos e irmãos mais velhos e deixar subitamente de gostar de alimentos que eram os preferidos. Isto é normal. Os pais devem oferecer alimentos diversificados, encorajar a criança a provar, mas sem obrigar. Dêem-lhe a escolher entre alimentos saudáveis (bróculos ou espinafres).

Deixar a fralda - Nesta idade, a maioria das crianças consegue permanecer seca e limpa durante o dia. Contudo, pode ainda não conseguir ficar seca durante a noite. Se a criança acorda com a fralda seca de manhã incentivem-na e podem experimentar tirar a fralda à noite. 
Protejam a cama e garantam que urina antes de se deitar. Haverá acidentes.


Ideias para brincar

Balão: Atirem um balão ao ar e empurrem-no para não cair no chão.

Obras de arte: Desenhe os contornos de várias formas. Aplique cola no interior. Peça à criança para aplicar materiais sobre a cola (papelinhos, massinhas, feijões, brilhantes, areia).

Escondidas: Envolva várias pessoas. Uma pessoa conta até 10 e os outros escondem-se. Depois, tem de os descobrir. A seguir trocam de papéis.

Mensagens: Envolva várias crianças neste jogo. Sentem-se em círculo e dêem as mãos. A primeira pessoa aperta a mão da do lado um número de vezes. A segunda aperta a mão da do lado o mesmo número de vezes e assim sucessivamente. Como acaba?


Contar histórias, cantar canções e conversar

As capacidades de falar e de ler desenvolvem-se desde os primeiros anos de vida. Estas capacidades são essenciais para o desenvolvimento e bem-estar da criança ao longo de toda a vida. Há muitas coisas que os pais podem fazer para as apoiar.

Converse: Diga os nomes dos objectos e do que está a fazer para ajudar a alargar o vocabulário da criança.

Cante canções e diga lenga-lengas: Aproveite momentos da rotina diária (viagens de carro, hora do banho, idas às compras).

Coloque livros à disposição: Escolha livros coloridos, com imagens, sobre animais, crianças, alimentos, cores. As crianças adoram folhear os livros e fingir que estão a ler.

Conte histórias todos os dias: Leia o livro que a criança escolher. Deixe a criança virar as páginas, leia devagar e de forma expressiva (faça vozes diferentes), acompanhe as palavras com o dedo e conversem sobre as imagens e história ("Onde está o gato?"; "O que irá acontecer?").

Encoraje a escrita: Ajude a criança a fazer um livro: a criança faz as ilustrações e conta a história e os pais podem escrever o que contou.


Sem comentários:

Enviar um comentário