4 anos - Rotinas e sono - Parte II



Hora da caminha

O sono é essencial para saúde, crescimento e desenvolvimento da criança. Por isso mesmo, é uma tarefa central na sua rotina. Para dormir bem, a criança tem de aprender bons hábitos de sono, como adormecer sozinha. Contudo, conseguir que a criança sossegue ou que durma toda a noite pode tornar-se um desafio. Por isso, é muito importante promover bons hábitos de sono.

O sono aos 4 anos 
  • Precisa de 11-13 horas de sono à noite. Pode fazer a sesta ou não. 
  • Pode resistir a ir para a cama porque está a aprender a testar os limites. 
  • Pode ter medos que dificultam o sono porque tem muita imaginação. 
  • Gosta de ser premiada por se portar bem ao deitar.

 Como conseguir uma boa noite de sono?

  • Manter rotinas diárias consistentes e fazer actividade física durante o dia. 
  • Evitar bebidas e alimentos com cafeína (chá, refrigerantes, chocolate). 
  • Evitar brincadeiras muito activas antes de deitar. 
  • Evitar usar a cama para outras actividades para além de dormir. 
  • Ajudar a criança a acalmar-se (um banho quente, uma "massagem"). 
  • Garantir um espaço adequado ao sono: uma temperatura agradável, silencioso, escurecido, sem televisão. 
  • Manter uma hora de deitar e de levantar consistente. 
  • Manter uma rotina de sono.

Como estabelecer a hora de deitar?
  • Considere o número de horas de sono que a criança precisa. 
  • Considere a hora de acordar adequada para a família. 
  • Parta da hora de acordar e ande para trás o número de horas de sono necessário para encontrar a hora de deitar desejável.

 Como estabelecer uma rotina de sono?

Uma rotina de sono implica envolver a criança numa série de actividades calmas nos 20-30 minutos antes de deitar. Por exemplo:
  • Lembrar que é hora de sossegar. 
  • Ir á casa de banho tratar da higiene. 
  • Fazer actividades sossegadas (contar uma história ou cantar uma canção. 
  • Deitar, aconchegar e dar beijinho.
! O mais importante é manter a rotina consistente, isto é, o mesmo tipo de actividades, pela mesma ordem, mais ou menos à mesma hora, todas as noites.


E quando as "boas noites" são difíceis?
  • Garanta que a criança tem tudo o que precisa antes de sair do quarto. 
  • Se a criança chamar, tente não responder. 
  • Se a criança tem medo de alguma coisa, mostre rapidamente que está tudo bem e volte a sair. 
  • Se a criança se levantar, conduza-a de volta para a cama e lembre-lhe que deve ficar deitada, de forma firme e calma. Não converse nem ralhe. 
  • Se já tentaram tudo e continua a ser difícil, procurem os profissionais de saúde. 



2 comentários:

  1. Oh Olga, nem imagina como fico frustrada quando a leio sobre este assunto!
    A minha filha está a 1 mês dos 4 anos e tem uma rotina diária para se deitar desde sempre, que passa pelo banhinho e mal percebe que está na hora, entra em modo sonolento e corre tudo muito bem, na maioria dos dias. Até aqui, tudo bem! A parte frustrante é que de há uns meses para cá ela tem dormido na minha cama e nem quer ouvir em voltar a dormir na cama dela! Mesmo quando dormia na cama dela eu tinha que lá ficar até adormecer e todos os dias, a meio da noite, aparecia na minha cama. Já lhe tenho dito que quando fizer 4 anos vai ter que voltar a dormir na cama dela, mas auguro uma tarefa bastante difícil e não sei o que fazer para a ter a dormir a noite inteira na caminha dela sem "filmes" tal como acontece ao dormir na minha cama!

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  2. Adorei as dicas, o meu filho adora levar os carros para cama, são os seus companheiros.
    Obrigada.
    http://dedabeleza.blogspot.pt/

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