Como organizar a festa de aniversário dos pequenos?

O dia de anos dos pequenos é sempre um momento muito especial para toda a família. É, simultaneamente, uma festa, uma oportunidade de brincar com os amigos, de juntar a família, de poder fugir à regra e encher a barriga de guloseimas e, claro, de receber aquele presente tão desejado! 
Mas preparar uma festa não é uma tarefa fácil e muitas vezes estamos tão envolvidos numa logística e azáfama tal que acabamos por não gozar o dia e ficamos com a sensação que todos se divertiram menos nós. Para que isso não aconteça há que elaborar um plano, estabelecer orçamentos, organizar tarefas e acima de tudo cumprir prazos e timings para que não falte nada e corra tudo na perfeição.
Aqui fica o meu guia de festas para se divertirem a planear uma festa inesquecível e com dicas que podem fazer toda a diferença.






O tema
O tema é a primeira coisa a ser pensada, pois ele é o mote para a elaboração de tudo. Envolva o pequeno na escolha do tema da festa. A surpresa é que podem aparecer os mais inesperados convidados, desde super heróis, príncipes e princesas, até um navio inteiro de piratas!
Se ainda é muito pequenino, então, vai ficar ao seu critério e sempre pode apostar em temas mais fofinhos e que, à partida, quando forem eles a pedir não os vão escolher. 

O Local
Nos dias de hoje, há uma enorme variedade de espaços privados para festas de crianças e até alguns jardins e espaços públicos. Pessoalmente, prefiro os jardins públicos. Em casa pode ser mais cómodo e económico mas vai depender do espaço disponível, quantidade de convidados e uma grande dose de paciência para o ai-controla-o-nervo-que-me-vais-partir-o-bibelot.
Também é preciso ter em consideração a altura do ano e o clima, para decidir se será melhor um espaço ao ar livre ou interior. A maioria dos locais (privados) requerem uma reserva com bastante antecedência. Uma festa divertida não implica, necessariamente, um grande número de convidados... ter 7 ou 9 amiguinhos em casa a brincar a tarde toda ou, para os mais crescidos, um jantar “sozinhos em casa” é a festa mais excitante que alguma vez podiam ter desejado.

A Animação
Pense antecipadamente em actividades para entreter as crianças. Tem jeitinho para isto? Óptimo, pois poderá poupar muito na animação. Alterne brincadeiras enérgicas com momentos mais calmos para que não perca o controlo da situação. Ler uma história sobre o tema da festa, ver um filme, fazer um concurso de construções ou deixá-los tirar fotografias com uma câmara fotográfica instantânea, podem ser atividades para acalmar os ânimos depois de uma caça ao tesouro, saltos no insuflável ou mergulhos na piscina. Não tem jeito para isto? Tente encontrar bons animadores entre amigos e família ou contratar um serviço externo. Mas lembre-se que se pretender ter um animador profissional ou insufláveis deve reservar estes serviços com antecedência.
Se a festa for num parque ou jardim público uma boa opção é perto de um parque infantil.





Os Convites
Elabore com o seu mini-mais-que-tudo a lista de convidados e distribua os convites. Os convites devem ser elaborados de acordo com o tema da festa. Basta criar um exemplar no computador ou também pode pedir a ajuda ao pequeno e criar convites originais com desenhos, pinturas, colagens recortes, purpurinas, fitinhas... depois é só reproduzi-lo, fotocopiando ou digitalizando a imagem. Quando imprimir os convites tenha em atenção à gramagem das folhas para que fiquem com melhor aspecto e qualidade. 
Não se esqueça de colocar todas as informações no convite, dia, hora, contacto e a data limite para dar uma resposta, bem como, se for caso disso, o vestuário/acessórios requeridos (equipamento de futebol, fato de banho, toalha, etc.). 

O Bolo
O bolo é um elemento muito importante na festa. Na mesa ele é o rei e a pequenada fica sempre entusiasmada com o momento dos parabéns. E é importante começar a pensar nele. Inspire-se em fotografias, personagens, cor favorita do pequeno ou num simples elemento isolado. Atenção que se for encomendar o bolo, ha sítios onde pedem reserva com um mês de antecedência.






O Menu
Se a festa é destinada às crianças, então, foque-se nas suas preferências e lembre-se que à partida elas não comem muito. Se pelo contrário, existem muitos adultos, há que ter isso em conta e preparar em maior quantidade. 
Dica: o ideal é ter um menu que possa ser comido com as mãos, que não entorne, que seja colorido, apelativo e muito divertido.  Mini-sanduiches, mini-quiches, cupcakes, popcakes, pie pop's, gelatinas e sumos em doses individuais, bolachas, espetadas-de-fruta... elabore-os de acordo com o tema da festa e seja criativo. Todos vão adorar! 

A Decoração
Podemos encontrar opções variadas no mercado já com temáticas predefinidas, mas se preferir pode improvisar em casa. Os pormenores fazem toda a diferença, mas tenha em atenção para não cair no exagero ou correrá o risco de ter uma grande salganhada. 
Pode imprimir algumas imagens de acordo com o tema da festa, decorar as paredes do espaço e a própria mesa (criando cartões de identificação personalizados para os pratos, travessas e jarros para que todos saibam que as cupcakes são de cenoura ou que o sumo é de laranja). 

As Compras
Faça duas listas de tudo o que vai precisar: a dos ingredientes e a do material de papelaria e decoração. Vá às compras, deixando apenas para a véspera da festa um ou outro item específico.






Loiças e decoração 
Na véspera prepare todas as loiças necessárias, arranje os pratos, talheres, copos,... Desenhe numa folha um esboço de como pretende decorar o espaço com todos os elementos de decoração e faça o mesmo para a mesa incluindo nele a disposição das comidas e bebidas. Enfeite o espaço de véspera (caso seja em casa ou possível no espaço que escolheu), a mesa e coloque todas as decorações. Se a festa vai ser num parque ou jardim público, comece a preparar com 3/4 horas de antecedência da hora da festa. Vai encher balões? O ideal é enchê-los no próprio dia para não perderem o ar. 

Gifts
Prepare as lembranças que o aniversariante irá oferecer aos convidados. Pode colocar dentro de saquinhos ou bolsas personalizadas para dar aquele toque mais bonito e não se esqueça de afixar um cartão a agradecer.

Menu
Prepare todos os pratos que irá servir na véspera deixando para o próprio dia apenas o estritamente necessário. Por fim, disponha-os na mesa de acordo com o esboço planeado.

A festa
Agora que já está tudo feito, relaxe. Aproveite o dia do seu pequeno e divirta-se. A festa pode ser dele mas você também está de parabéns!


*AS FESTAS CÁ DE CASA*

2 comentários: