Já tenho 5/6 anos - parte II




Comportamento - A criança tem de aprender a controlar o seu comportamento quando se zanga. Os pais devem mostrar-lhe formas de resolver os problemas de forma calma e de lidar com as emoções. Devem dar à criança espaço para resolver os problemas. Quando a criança consegue controlar-se em situações difíceis, devem elogiá-la.

Sono - A criança precisa de 11-13 horas de sono durante a noite. Provavelmente, já não precisa de sesta. Pode continuar a resistir a ir para a cama ou revelar medos ao deitar (escuro, monstros). Os pesadelos são comuns. Uma rotina ao deitar continua a ser essencial.

Alimentação - Continuem a oferecer alimentos diversificados. Deixem a criança fazer algumas escolhas (bróculos ou feijão-verde?). Respeitem-na quando recusa alguns alimentos. Não se preocupem se nus dias como tudo e mais alguma coisa e noutros mal toca na comida. Envolvam-na nas compras e na preparação das refeições.

Sem fralda à noite - Nesta idade, a maioria das crianças consegue ficar seca durante a noite. Contudo, por vezes pode acontecer um acidente. Não devem fazer disto um drama. A criança não faz de propósito. Pode ter ingerido mais líquidos do que o costume ou estar mais cansada e não conseguir acordar. Habitualmente, os acidentes desaparecem com a idade. Se forem frequentes, falem com os vossos profissionais de saúde.


Ideias para brincar

Apanhada: Uma criança persegue e as outras fogem. Quem se deixa apanhar perde e passa a perseguir as outras.

"Bowling": Junte seis garrafas de plástico cheias com areia e uma bola. Coloque as garrafas em triângulo. Afastem-se e atirem a bola para derrubar o máximo de garrafas.

Segredos chineses: Envolva várias pessoas neste jogo, sentadas em círculo. A primeira conta à segunda uma história em segredo. Depois, cada uma conta à pessoa do lado. Como fica a história no final do círculo?

Lista de compras: Peça à criança para desenhar a lista das compras.


Contar histórias, cantar canções e conversar

As capacidades de falar e de ler desenvolvem-se desde os primeiros anos de vida. Estas capacidades são essenciais para o desenvolvimento e bem-estar da criança ao longo de toda a vida. Há muitas coisas que os pais podem fazer para as apoiar.

Converse: Falem sobre o dia-a-dia. Faça perguntas e responda às perguntas da criança.

Cante canções, diga lenga-lengas e adivinhas: Aproveite momentos da rotina diária (viagens de carro, hora do banho, ida às compras).

Coloque livros à disposição: Escolha livros com histórias mais compridas. A criança consegue contar histórias conhecidas e acompanhar o texto com o dedo.

Conte histórias todos os dias: Leia o livro que a criança pedir, mesmo que seja sempre o mesmo. Deixe a criança virar as páginas, leia devagar e de forma expressiva (faça vozes diferentes) e conversem sobre as imagens ("O que é isto?") e sobre a história ("O que irá acontecer?"). Deixe a criança contar a história. 

Encoraje a escrita: Incentive a criança a escrever letras e a compor palavras, como o seu nome.




Sem comentários:

Enviar um comentário