5/6 anos - Comportamento - parte I

"A Maria é um menino!"
Entre os 5 e os 6 anos, a criança começa a preocupar-se mais com os outros, com os seus sentimentos e necessidades. A criança consegue pensar no efeito que o seu comportamento tem nos outros. Isto pode ajudá-la a controlar-se melhor. Mas também é uma idade em que as crianças gozam umas com as outras porque percebem que isso magoa. A criança está a aprender a tornar-se responsável pelos seus actos. Para isso, precisa de apoio dos pais e também de limites muito claros.



Do que preciso?

Os primeiros anos de vida são essenciais para a saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança. Os 4 Rs são essenciais: Relação, Rotinas, Regras e Recompensas. Vamos discutir como ensinar a criança a portar-se bem usando os 4 Rs.

Relação - Os pais devem dar atenção à criança quando se porta bem: parem, aproximem-se, observem, escutem e comentem o que a criança está a fazer.

Rotinas - Os pais devem preparar a criança para transições ("Quando terminarmos este puzzle, vamos tomar banho") e para os desafios ("Vamos ao supermercado, mas não vamos comprar nenhum brinquedo").

Regras - Os pais devem estabelecer regras claras sobre coisas importantes, como segurança ("Temos de pôr o cinto para andar de carro"), forma de tratar os outros ("Não se bate").

Recompensas - Os pais devem elogiar e encorajar frequentemente os comportamentos positivos da criança ("Boa! Calçaste os teus sapatos sozinho!").

Como é ter 5/6 anos?
A criança está mais confiante e organizada. Percebe as regras e consegue explicá-las aos outros. Também consegue brincar em grupos de 2-5 crianças e controla melhor o seu comportamento. Quando se zanga, consegue resolver os problemas de forma mais calma. Os pais podem ajudar a criança a aprender a resolver problemas:
  • Conversem sobre os problemas e formas de resolver pacificamente
  • Quando surgem problemas, ajudem as crianças a pensar em formas de os resolver
  • Dêem espaço à criança para resolver os seus problemas e intervenham só quando parece demasiado difícil.

Ideias para brincar
Brincar ajuda a criança a aprender competências sociais importantes, que contribuem para tornar o seu comportamento mais adequado. A criança aprende a partilhar, esperar a sua vez, cooperar, seguir regras, resolver problemas. Nesta idade, brincar com outras crianças da mesma idade é essencial.

Brincadeiras com amigos
  • Bolas e espaço livre
  • Roupas e acessórios para disfarces
  • Puzzles e jogos de mesa
  • Lápis, canetas, tintas, cola, tesoura, papel, plasticina para obras de arte
  • Caça ao tesouro
Uns minutos de brincadeira com os pais todos os dias
  • Rimas: ensine à criança rimas e lenga-lengas; quando já perceber como se rima, podem jogar às rimas e ver quem encontra a palavra mais divertida para rimar.
  • Qual é o som? Diga palavras começadas pela mesma letra (bola, boneca, balão) e peça à criança para descobrir qual é o primeiro som. Depois troquem de papéis



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