5/6 anos - Rotinas e Sono - parte I


"Só mais um bocadinho..."
A criança é muito curiosa e entusiasma-se com tudo. Precisa de oportunidades para explorar e descobrir, mas também de limites. Os limites e as rotinas ajudam a organizar o seu entusiasmo e contribuem para dar segurança à criança. Por outro lado, fazem com que seja mais fácil interromper as actividades da criança.

Do que preciso?
Os primeiros anos de vida são essenciais para a saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança ao longo da vida. Os 4 Rs são essenciais: Relação, Rotinas, Regras e Recompensas. Vamos discutir o papel das rotinas na vida da criança.

Rotinas - As rotinas ajudam a criança e a família a saber o que é preciso fazer, quando, em que ordem, por quem. Tornam os dias mais previsíveis e ajudam a criança a sentir-se segura e a portar-se melhor.

  • Não há regra sobre o número e tipo de rotinas que as famílias devem ter. Rotinas diferentes funcionam bem em famílias diferente. Experimentem e simplifiquem!
  • As rotinas devem considerar as necessidades de toda a família. Por exemplo, considerem a hora a que saem e a que habitualmente chegam a casa para encontrarem tempo para a higiene, alimentação, sono, brincadeiras.
  • Organizem as rotinas da criança à volta da alimentação, do sono e da higiene. Para além destes, reservem tempo para as coisas importantes, como brincar, estar com os pais, contar histórias.

Como é ter 5/6 anos?
A criança de 5/6 anos mostra curiosidade acerca de tudo e está sempre a aprender. Nesta fase, pais e criança preocupam-se muitas vezes com a entrada na escola. A preparação para a escolaridade envolve ser capaz de fazer uma série de coisas
  • Estar longe dos pais
  • Vestir-se e despir-se sem ajuda
  • Usar a casa-de-banho sozinha
  • Explicar as suas necessidades
  • Contar histórias
  • Prestar atenção enquanto se lê uma história e responder a perguntas
  • Lembrar-se de 2-3 passos para completar uma tarefa - descalça-te, lava as mãos e vem para a mesa
  • Trabalhar de forma independente
  • Cumprir regras e esperar a sua vez
  • Fazer puzzles simples
  • Usar o lápis e a tesoura
  • Desenhar animais, pessoas, objectos
  • Escrever, desenhar ou copiar formas, letras e números
  • Identificar algumas cores, letras do alfabeto e números
  • Contar até 10
  • Perceber que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo

Ideias para brincar
Brincar é a forma como a criança aprende e contribui para a sua preparação para a escolaridade

Brinquedos para a criança de 5/6 anos:
  • Blocos para construções 
  • Bolas pequenas e grandes
  • Bonecas para vestir e despir
  • Carros, camiões, garagens
  • Roupas e acessórios para disfarces
  • Livros, puzzles (12-15 peças), jogos
  • Lápis, canetas, tintas, cola tesoura, papel, plasticina para obras de arte

Uns minutos de brincadeira com os pais todos os dias
  • Peça ajuda à criança em tarefas domésticas, como pôr a mesa ou estender a roupa e aproveite para treinar os números ("precisamos de quantos guardanapos?") e as cores ("dá-me todas as meias azuis").


1 comentário:

  1. É mesmo! Só mais um bocadinho, só mais 5 minutos!... ouço isto vezes sem conta ao longo do dia :-))

    ResponderEliminar