5/6 anos- Rotinas e Sono - parte II


Hora da caminha

O sono é essencial para saúde, crescimento e desenvolvimento da criança. Por isso mesmo, é uma tarefa central na sua rotina. Para dormir bem, a criança tem de aprender bons hábitos de sono, como adormecer sozinha. Contudo, conseguir que a criança sossegue ou que durma toda a noite pode tornar-se um desafio. Por isso, é muito importante promover bons hábitos de sono.


O sono aos 5/6 anos
  • Precisa de 11-13 horas de sono durante a noite. Provavelmente ja não precisa de sesta. 
  • Pode resistir a ir para a cama porque está a aprender a testar os limites. 
  • Pode ter medos e pesadelos que dificultam o sono. 

Como conseguir uma boa noite de sono?

  • Manter rotinas diárias consistentes e fazer actividade física durante o dia. 
  • Evitar bebidas e alimentos com cafeína (chá, refrigerantes, chocolate). 
  • Evitar brincadeiras muito activas antes de deitar. 
  • Evitar usar a cama para outras actividades para além de dormir. 
  • Ajudar a criança a acalmar-se (um banho quente, uma "massagem"). 
  • Garantir um espaço adequado ao sono: uma temperatura agradável, silencioso, escurecido, sem televisão. 
  • Manter uma hora de deitar e de levantar consistente. 
  • Manter uma rotina de sono.

Como estabelecer a hora de deitar?

  • Considere o número de horas de sono que a criança precisa. 
  • Considere a hora de acordar adequada para a família. 
  • Parta da hora de acordar e ande para trás o número de horas de sono necessário para encontrar a hora de deitar desejável.


Como estabelecer uma rotina de sono?

Uma rotina de sono implica envolver a criança numa série de actividades calmas nos 20-30 minutos antes de deitar. Por exemplo:

  • Lembrar que é hora de sossegar. 
  • Ir á casa de banho tratar da higiene. 
  • Fazer actividades sossegadas (contar uma história ou cantar uma canção. 
  • Deitar, aconchegar e dar beijinho.
! O mais importante é manter a rotina consistente, isto é, o mesmo tipo de actividades, pela mesma ordem, mais ou menos à mesma hora, todas as noites.


E quando as "boas noites" são difíceis?

  • Garanta que a criança tem tudo o que precisa antes de sair do quarto. 
  • Se a criança chamar, tente não responder. 
  • Se a criança tem medo de alguma coisa, mostre rapidamente que está tudo bem e volte a sair. 
  • Se a criança se levantar, conduza-a de volta para a cama e lembre-lhe que deve ficar deitada, de forma firme e calma. Não converse nem ralhe. 
Se já tentaram tudo e continua a ser difícil, procurem os profissionais de saúde.




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