Afonsini não quer usar fralda



O Afonsini nestes últimos dias, vai na volta e quer, porque quer, tirar a fralda. E tira-a mesmo!!! Como é óbvio não o posso contrariar, sob pena de quando iniciar o desfralde o confunda, seja mais complicado e o processo moroso. O que faço? Lembro-o muitas vezes que tem de ir à casa-de-banho, e ele vai! Senta-se no bacio faz o seu xixi ou cocó e fica feliz. É o máximo, pois diz sempre: "Tato gande, muto gande". Eu reforço o comportamento dando-lhe muitos elogios e faço a "dança do xixi/cocó" para ele se sentir motivado (até já lhe comprei uns boxers que vi na zarakids e achei um amor). Mas a verdade é que ele ainda não está preparado para andar sem a fraldinha e claro, se me esqueço de o lembrar ou se fica mais entusiasmado na brincadeira, há sempre descuidos. Ele fica aflito e bastante atrapalhado, coitado! 

E como é que eu sei que não está preparado? É que existem 6 sinais importantes e níveis de competência, que nos indicam se os nossos pequenos estão, ou não, preparados para iniciar o treino do bacio. No caso do Afonso ainda não conseguiu ter a fralda seca quando acorda da sesta da hora-do-almoço. 

No entanto, e porque sei que há imensos pais que tem sempre muitas questões acerca do desfralde e do treino do bacio, de quando iniciar e o que fazer (antes e durante o processo) reler este post é sempre uma grande ajuda.

E os vossos filhos já iniciaram o desfralde? Estão prontos para o treino do bacio? Como está a correr? Contem-me tudo! 



2 comentários:

  1. A Teresinha tem 20M, e ainda não responde quando tem a fralda suja :( Mas, vai para um cantinho, fica muito concentrada, e põe-se na posição como se estivesse no bacio... Vou falar na creche esta semana sem falta!! :) Obrigada pela dica de atenção! ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O meu largou a fralda do dia aos 20 meses e a da noite aos 21. Sinais?? Nenhum.. simplesmente um dia resolvi que ele iria andar por casa sem fralda para ver o que acontecia e para aquele rabo apanhar ar.. resultado? nunca mais fez xixi na fralda..
    Mas cada um tem o seu ritmo e o seu tempo.. sem stress! Eles avisam quando.

    Boa sorte e paciência para os descuidos.

    ResponderEliminar