É importante... que me faças sentir seguro

À medida que as crianças crescem é necessário que os adultos estabeleçam regras e normas sobre aquilo que pode (e deve) ser dito ou feito. As crianças precisam de limites claros e objectivos, colocados com segurança e no momento certo, pois eles servem para ajudar os pequenos a tomar decisões acertadas, a desenvolver o autocontrole e a cuidar de si mesmos respeitando os outros. Por outras palavras, os limites servem para ajudar as crianças a desenvolver a sua autonomia e a socializarem de uma forma saudável.

É importante o uso de métodos educativos baseados em bons exemplos, sejam através das palavras ou dos comportamentos. Como sabemos, as crianças pequenas aprendem através da observação, imitando quem lhes está mais próximo (pais e/ou cuidadores). Além disso, é muito importante que os adultos que educam crianças sejam capazes de sentir empatia por elas, ou seja, que sejam capazes de compreender o seu ponto de vista e respeitá-lo, na medida do possível. Para isso, o diálogo é fundamental.

As crianças educadas com bons exemplos e empatia aprendem que as suas necessidades serão satisfeitas de forma consistente e previsível. Aprendem a estabelecer laços de confiança com os seus pais e/ou cuidadores. São esses os laços que fundam as bases para um ambiente familiar de respeito, amor e tornam os pequenos crianças mais seguras.
Imagem via Pinterest


O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário