É importante... que os meus dias sejam previsíveis

Estabelecer uma rotina é muito importante no desenvolvimento das crianças. Há quem defenda, e vários estudos referem, que se devem criar rotinas desde o nascimento, não só pelo facto de fazer com que o bebé se sinta tranquilo e descontraído, uma vez que consegue prever o que vai acontecer a seguir, mas também porque implementar rotinas desde cedo ajuda a prevenir muitos problemas, nomeadamente relacionados com o sono.

A rotina refere-se à organização dos horários para a realização das diversas actividades que as crianças precisam cumprir a cada dia. Quando a rotina é bem estabelecida, gera segurança, diminui a ansiedade e situações de desorientação. Além disso, uma rotina bem planeada ajuda na formação de bons hábitos. E quando os bons hábitos são incorporados, os castigos e as agressões não são necessárias.

No início, manter uma rotina pode ser difícil, mas as palavras de ordem são: perseverança e persistência,  (e alguma paciência, está claro!) o que contribuirá para a adaptação. É bom ter em mente que não adianta querer estabelecer uma rotina para as crianças e para a casa, se os adultos não a respeitarem.

Cada família estabelece as suas regras e normas. Algumas podem ser negociadas, outras não. Da mesma forma, cada família deve usar o bom senso para estabelecer a sua rotina. Mas, em geral, ela envolve os momentos de acordar, vestir-se, alimentar, brincar, hábitos de higiene, dormir, etc.
É preciso explicar aos pequenos o que pode e o que não pode ser feito. Conforme a criança cresce, a arrumação e organização do espaço também devem fazer parte da rotina, pois ela pode ajudar em várias tarefas, tais como, guardar os  objetos de uso pessoal, os brinquedos ou ir passear o cão, isto é, responsabilização. Quando a criança iniciar a vida escolar, a hora de ir para a escola e de fazer trabalhos-de-casa também deverão fazer parte da rotina.

No entanto, é importante referir que a palavra rotina não deve estar ligada à disciplina rígida e não pode ser estabelecida de uma forma severa. A definição de horários e compromissos deve ser feita com afectividade e flexibilidade, para que a criança se sinta num ambiente seguro, organizado e possa entender que a rotina pode ser modificada.

imagem via pinterest

O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário