COMPORTAMENTO - 2 ANOS - I PARTE

"Não, não, não!"

A criança de dois anos está a aprender a ser independente e pode tornar-se resistente e desafiadora. A palavra "não" pode tornar-se uma das suas preferidas. Este negativismo é normal. A criança também é muito impulsiva e fica frustrada com facilidade. Por isso, pode fazer birras, bater, morder. Para a criança aprender a controlar o seu comportamento, é preciso guiá-la de forma positiva. Os pais devem evitar dar mais atenção aos comportamentos negativos do que aos positivos.

Do que preciso?

Os primeiros anos de vida são essenciais para a saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança. Os 4 Rs são essenciais: Relação, Rotinas, Regras e Recompensas. Vamos discutir como ensinar a criança a portar-se bem usando os 4 Rs.






Como é ter 2 anos?
A criança está muito centrada em si própria e nos desejos. Fica frustrada quando lhe estabelecem limites e mostra-o. Também é muito possessiva e tem dificuldade em partilhar ou perceber que não é seu. Para além disso, é-lhe muito difícil resistir à tentação, mesmo que saiba que é proibido.
Brincar, fantasiar e fazer de conta ajuda a criança a aprender competências sociais importantes, como partilhar, esperar a sua vez, cooperar, seguir regras, resolver problemas. A criança pequena pode ter amigos imaginários com que brinca.

Ideias para brincar
Quando brinca ao faz-de-conta, a criança experimenta situações sociais e ensaia formas de as resolver. Por sua vez, os jogos ajudam a criança a aprender a seguir regras e instruções.

Brincar ao faz de conta
  • Roupas e acessórios para disfarces;
  • Bonecas para vestir, despir e cuidar;
  • Utensílios de cozinha de plástico;
  • Ferramentas de brincar;
  • Telefone de brincar

Uns minutos de brincadeira com os pais todos os dias
  • Faz-de-conta: deixe a criança conduzir a brincadeira e participe de acordo com as instruções dela. Faça perguntas e comentários sobre o que a criança está a fazer.
  • Detective: coloque alguns objectos em cima da mesa. Um tapa os olhos e outro retira um objecto. Quem tapou os olhos tem de descobrir o que foi. Depois trocam papéis.
  • Escuta e faz: cantem ao som da música "Frei João" e sigam a letra
Anda, anda
Anda, anda
Salta, salta
Salta, salta
Corre, corre, corre
Corre, corre, corre
Pára, pára
Pára, pára




As crianças aprendem e desenvolvem-se a ritmos diferentes. Se os pais estiverem preocupados com uma ou mais áreas em que a criança não esteja a progredir, devem consultar os profissionais de saúde.


O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

1 comentário: