Devem os irmãos dormir no mesmo quarto? E a decoração?

Como sabem (ou não) a Mimo Lab, para além das maravilhosas festas que faz, também tem a vertente de decoração e planificação de quartos para crianças. Sim, verdade!
Há uns dias tivemos uma cliente que tinha a dúvida se deveria colocar os irmãos (menino e menina) a dormir no mesmo quarto. E, para além disso, a questão da decoração. A conversa foi longa, mas vamos por partes. 

Devem ou não os irmãos dormir no mesmo quarto?

Relativamente a esta questão, não há regras fixas, teorias certas ou erradas. Pessoalmente, e mesmo que exista espaço em casa, sou apologista de, se não existir uma grande diferença de idades, partilharem o quarto. Acredito que a partilha do quarto é benéfica para os irmãos: fortalece o vínculo, ajuda a criar uma maior cumplicidade entre eles e faz com que percebam que a necessidade de partilhar, seja o espaço, objectos ou pessoas é uma coisa inevitável na vida. Mas atenção, não deve ser forçada, e se algum dos pequenos não ficar contente com a ideia (e existir espaço em casa) há que respeitar. 
Outra dica importante é que cada um tenha a sua cama, a sua mesa e cadeira, bem como as suas próprias estantes, gavetas e armários para guardarem as suas coisas.
Se existir uma diferença de idades considerável, mesmo que seja duas meninas ou dois meninos, temos que pensar nos horários, nas tarefas e actividades, gostos e brincadeiras próprias de cada idade. Neste caso o ideal (caso haja possibilidade) é cada um ter o seu próprio quarto.

E a decoração de um quarto partilhado por um menino e uma menina?

Em relação à decoração, se mesmo com duas meninas ou dois meninos, projectar e organizar o quarto temos que ter em conta os interesses e gostos de cada um, na partilha de um quarto para irmãos de sexos opostos então o desafio será ainda maior.

Se os irmãos tem uma idade próxima pode ser mais fácil projectar o quarto com um tema e/ou cores neutras. Quando as idades diferem muito será necessário optar por funcionalidades distintas de acordo com a mesma (camas, jogos, secretárias, etc.) e confortáveis para ambos. 
Uma vez que cada criança tem diferentes gostos, temperamentos e preferências o ideal seria dividir o layout do quarto em três espaços: duas áreas privadas e uma zona partilhada. Ou seja, se um menino e uma menina estão a partilhar um espaço em conjunto é importante dar a cada um o seu próprio espaço único, que poderá ser feito por cores e/ou temas. (Por exemplo, para o menino o lado pode ser decorado com uma um tema dos príncipes, enquanto para a menina o tema poderá ser das princesas.) Com a sala dividida em dois lados, criar um espaço comum no quarto que pode ser usada tanto pelo menino como pela menina. (Por exemplo, "o castelo das brincadeiras").

E, já agora, nada melhor que ver imagens para termos ideias, certo? Deixo-vos algumas que gostei e que funcionam muito bem na partilha de quartos para os irmãos de sexos opostos.


imagens via Pinterest

O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário