Imaginar, criar e crescer com a Play Doh


"Mãe quero plasticinas", "Vá lá mãe, dás-nos plasticinas?" Esta tem sido a máxima dos pequenos cá de casa.  Andavam "mortinhos", há uma série de dias, para pôr as mãos na massa (literalmente) e criar sem limites. Quando nos chegou a casa o kit da Play Doh - Bolo Gigante, os miúdos não podiam irradiar mais alegria. "Uau!!! Que giro mãe! Era mesmo isto que queria!",  diz-me a pequena Nônô com aquele brilhozinho nos olhos de uma felicidade que até dá gosto ver.
As nossas tardes têm sido super divertidas e animadas. Agora, tenho dois mini-pasteleiros que inventam os bolinhos mais giros e divertidos que já vi. ADORO! É que, cá em casa, fazer bolos e bolinhos é coisa que não podemos prescindir e a Play Doh é perita em dar asas à imaginação nestas temáticas da cozinha. 
Para além disso, a plasticina da Play Doh é óptima. De cores vibrantes, apelativas e, se por acaso, os pequenos decidirem dar uma trinca (não vai ser fácil resistir ao bolinhos deliciosos que se fazem), descansem, não é tóxica. Mas atenção, não é comestível e, por isso mesmo, só é recomendada para crianças a partir dos 3 anos de idade.


A plasticina é um material com o qual as crianças brincam de várias maneiras e em várias fases do seu desenvolvimento. Tem aquilo a que os especialistas chamam “longa vida para brincar” e é sempre uma boa opção para oferecer aos pequenos, pois contribuí para o seu desenvolvimento motor e psíquico:

  • O contacto com o material ajuda  a desenvolver o conhecimento que a criança tem do mundo e dela própria;
  • Permite desenvolver a imaginação, a capacidade de observação e de concentração, através da imitação do outro;
  • Ajuda a trabalhar a coordenação motora e a motoricidade fina (capacidade para executar movimentos finos com controlo e destreza). O desenvolvimento desta competência possibilita, à posteriori, bons resultados na escrita e na matemática;
  • Ajuda a adquirir noções cognitivas como, por exemplo, cores, tamanhos, formas e quantidades;
  • Possibilita às crianças, em função daquilo que criam e do brincar, que expressem os seus sentimentos -  as suas alegrias, frustrações, medos, desejos, fantasias, etc... 











O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM


Sem comentários:

Enviar um comentário