"Acabar com as fraldas e o chichi na cama" - desvendar um pouquinho

Desde que o meu livro saiu tenho recebido dezenas de emails. Verdade! Aproveito para agradecer e pedir que sejam pacientes. Bem sei que não estou a conseguir responder com a brevidade que gostaria mas são realmente muitos. A promessa já foi feita e todos vão ter resposta, claro! As dúvidas são várias e fazem-me crer, cada vez mais, que os pais de hoje são atentos, querem estar informados e preocupam-se em acompanhar o desenvolvimento dos pequeninos da melhor forma. E a melhor forma é a que os faz sentir mais confortáveis na sua dinâmica familiar (diferente ou igual a tantas outras, pouco importa).
Relativamente a esta etapa de desenvolvimento - a aquisição do controlo dos esfinteres (chichis e cocós) - as dúvidas são muitas e variadas:

Com que idade se deve tirar as fraldas?
Quanto tempo leva o treino do penico?
Vale a pena tirar as fraldas do dia e da noite ao mesmo tempo?
O verão é realmente a melhor altura?
O meu filho faz chichi na cama, o que devo fazer?
O meu filho faz chichi no penico mas tem dificuldade em fazer o cocó, o que devo fazer?
O meu filho mostra muita resistência em usar o penico, como devo proceder?
O meu filho pede sempre a fralda para fazer cocó, já tentei tudo. E agora?
Tenho gémeos, um parece-me preparado para iniciar o desfralde e o outro não. Como faço?

e podíamos continuar...

Enquanto profissional e mãe, reconheço que a maior parte dos pais tem necessidade de receber apoio para melhor desempenhar o seu papel e esta foi uma das razões pela qual aceitei escrever o livro, sempre sob o mote de ajudar pais e filhos. Tentar dar respostas simples a perguntas que até podem parecer complexas. 
A pressão que é feita aos pais e o medo de errar perante os filhos, bem como a competição entre progenitores (sim, ela existe!) podem não beneficiar no desenvolvimento das crianças. 
Educar uma criança é um enorme desafio e pedir ajuda revela uma atitude nobre e humilde, seja ajuda técnica e profissional ou ouvir conselhos e experiências idênticas. O que pretendo com o livro é fornecer essa ajuda e, assim como escrevi este livro com dedicação e carinho, creio que todos podem sair vencedores nesta grande etapa que é tornar-se "crescido"!


Bem, e posto isto, deixem-me dizer-vos que estou mesmo (e cada vez mais) apaixonada pelo meu livrinho. É o primeiro livro, em Portugal, a falar sobre o desfralde, o chichi na cama e outros temas que podem suscitar dúvidas durante o processo. O livro inclui um plano de 12 dias, truques, dicas, histórias para contarem aos pequenos, quadros de apoio, de rotinas de higiene e de progresso destacáveis, ... ah, e os cocós e chichis autocolantes mais fofinhos de sempre - mérito da minha querida Ana Fonseca que fez as ilustrações lindas, lindas de morrer. No global, foi um trabalho de equipa espetacular - a edição, as ilustrações, grafismo e tudo e tudo e tudo...

Ora espreitem aqui um bocadinho













"Acabar com as fraldas e com o chichi na cama"

Texto: Olga Reis
Ilustrações: Ana Fonseca



O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário