Para o aniversário do Afonso - calling all campers

Daqui a uns dias o pequeno Afonsini faz anos. Chiça, já vai fazer quatro anos... wow!
Em relação ao tempo temos sempre a sorte de poder fazer a festinha na rua, está sol, calor, os dias são longos... no entanto, porque é agosto e com a maioria dos amigos de férias, são poucos os convidados que conseguem estar presentes. Para além disso acresce o meu cansaço e o facto de já andar a ver "festas por um canudo". Sendo assim, este ano decidimos fazer a coisa de outra maneira. Eu que tenho o trauma de nunca ter tido festas de aniversário tive que engendrar alguma ideia para o dia, claro! O que apetece é estar na rua, sair e fazer qualquer actividade com a natureza, até porque os miúdos adooooram. Confesso que me passou várias coisas pela cabeça - jardim zoológico, oceanário, quintas pedagógicas, etc e tal, tudo giro mas repetido. Em "cima do joelho" lá me lembrei que nada melhor do que passar uma noite (ou duas) ao ar livre. Isso sim, é o delírio de qualquer criança e tenho a certeza que para os meus vai ser uma experiência inesquecível. 
Ando a preparar uma série de actividades giras para fazer com a criançada. Sugestões também são sempre bem-vindas e agradeço muito.
Entre pesquisas e afins para o fim-de-semana de campismo que se avizinha aqui estão algumas dicas e recomendações a reter para quem pensa ir acampar com crianças:

  • Escolha um parque de campismo que se adapte às necessidades da família. Existem parques de diferentes categorias e preços, mas também alguns têm parque infantil, entretenimento para crianças, acesso à praia, a um rio ou mesmo possibilidade de aluguer de bungalows se a tenda não for a sua coisa. Com uma criança pequena, é melhor tentar facilitar a logística e os parques de campismo garantem-lhe, pelo menos, as instalações essenciais (chuveiro, WC) do que outras opções, como acampar nas poucas áreas de campismo selvagem que permanecem gratuitas.

  • Num parque de campismo poderá dormir numa autocaravana ou tenda. Neste último caso, leve uma de boa qualidade e grande para caber a criança e alguns dos seus brinquedos. Se for muito pequena, é melhor que a criança durma com os pais. Importante: se optar por dormir num colchão insuflável, certifique-se de que é confortável e que suporta o peso equilibrado de todos os que vão dormir em cima dele.

  • O que faço se o meu filho tiver medo do escuro? Faça um teste antes de ir acampar e organize uma noite no jardim da sua casa ou na casa de um familiar ou amigo. Assim saberá se o seu filho está preparado para dormir ao ar livre, que reação esperar caso não esteja preparado e terá margem para pensar em como superar a situação.

  • Não leve muita bagagem; viajará de forma mais confortável no carro e evitará perdas desnecessárias. O fogão a gás de campismo e a caixa congeladora, no caso do parque de campismo não ter estes recursos, são essenciais. Também deverá levar cadeiras dobráveis, uma mesa, lanternas e colchões insufláveis.

  • E se meu filho quiser levar todos os seus brinquedos?Tente convencê-lo de que vai ter pouco espaço e que ele também é responsável por escolher bem o que levar para que toda a família viaje de forma confortável. No entanto, não se esqueça do essencial: Jogos para jogar ao ar livre! Com uma bola de futebol e algumas pás estará entretido a maior parte do tempo. De qualquer forma, a natureza despertará certamente a sua criatividade e acabará por se divertir sozinho!

  • Se puder, deverá visitar o parque de campismo antes de ir acampar com as crianças, para verificar se está numa zona segura, se tem todos os certificados e se tem cobertura para telemóvel.

  • As condições climatéricas adversas são o principal inimigo de umas férias de campismo. Verifique se nos dias antes da sua partida não choveu, visto que a terra estaria molhada ou lamacenta.

  • Leve as roupas e equipamentos apropriados para a zona e época do ano. O casaco, se for para a montanha, deve ser impermeável e resistente ao frio. O calçado é melhor ser apropriado para a montanha ou para a praia, se optar por uma estadia ao nível do mar. As crianças estão geladas? Ainda bem que levou várias camadas de roupa para as vestir ou retirar em função da temperatura. Mas qualquer que seja o destino, inclua na bagagem chapéus ou gorros para protegê-los do frio ou do sol, óculos de sol e protetor solar.

  • Não se esqueça de levar um inseticida biodegradável para evitar que os seus filhos sejam picados por insetos. No entanto, a prevenção das picadas começa pela roupa: vista-os de mangas compridas, principalmente ao amanhecer e ao entardecer. Se os seus filhos são propensos a picadas ou alergias, leve também um mosquiteiro para os cobrir enquanto dormem. É necessário que compre uma pomada ou um bálsamo calmante, porque apesar de tudo vão haver picadas.

  • Logo que estiver no acampamento, dê às crianças orientações sobre onde estão e ensine-as a guiar-se por referências, tais como árvores muito altas ou rochedos. Assim, caso se perderem, poderão localizar facilmente o acampamento.

  • Ensine os seus filhos a proteger o meio ambiente, bem como a respeitá-lo. Eles não devem mexer em buracos, porque podem esconder aranhas ou cobras, mas mostre-lhes as espécies de plantas e animais da zona, tanto as que pode tocar e comer como as que não pode. Verá que se divertirão a colher amoras! Certifique-se apenas de que conhece muito bem o ambiente e sempre que for comer algo natural, lave-o muito bem.

  • Ensine-lhes quais são os limites do parque de campismo e os perigos que pode correr se os ultrapassar e dê-lhes uma lanterna com pilhas novas.

  • Sensibilize-os para não fazerem nem fogueiras nem churrasco fora das áreas designadas. Ensine-lhes o risco de incêndio na natureza e os danos que pode causar por negligência.

  • Se viajar com uma criança muito pequena ou bebé, use um intercomunicador. Isto permite-lhe estar tranquilamente fora da tenda, enquanto o bebé dorme no seu interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário