DICAS PARA AJUDAR O SEU FILHO A SER AUTÓNOMO

Infelizmente, no meu dia-a-dia, é frequente ver crianças incapazes de fazer escolhas, crianças que são dependentes dos pais para realizar tarefas simples e pais cada vez mais culpados pela ausência na vida dos filhos e que, de certa forma, tentam compensar esta culpa fazendo tudo o que os filhos querem. Os hábitos de independência influenciam o desenvolvimento dos pequenos nas mais diversas áreas, como coordenação motora, raciocínio lógico, organização e responsabilidade. Crianças autónomas são mais responsáveis e capazes de tomar decisões.
Os pais, ingenuamente e sem maldade, acabam por proteger os filhos em vez de desenvolver as capacidades dos pequenos para que eles superem sozinhos as dificuldades. Há, assim, um crescente excesso de "liberdade" e os nossos pequenos acabam por dominar os pais sem limites, independência e autonomia. 
Se incentivarmos desde cedo, os nossos pequenos, com hábitos de independência e autonomia estamos a ajudá-los a tornarem-se pessoas mais responsáveis. O desenvolvimento da autonomia acontece devagar e pode ser incentivado com tarefas, como por exemplo, ao deixar o seu filho escovar os dentes, vestir-se e comer sozinho. Mas realizar estas tarefas só nos diz que a criança é independente, não necessariamente autónoma. Isto porque a autonomia vai muito para além da independência: uma criança autónoma é capaz de escolher e tomar decisões relativas ao seu mundo e à sua faixa etária tendo em conta as responsabilidades e consequências dessa decisão.
Aos poucos os pequenos conseguem responsabilizar-se por algumas tarefas e consequentemente serem autónomos, mas para que isso aconteça é importante que os pais estejam preparados para deixar que os filhos tenham alguma experiências. Mesmo que levem tempo e que cometam erros. 
Estas são algumas dicas para ajudar o seu pequeno:



O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

1 comentário:

  1. Também sou apologista da independência e autonomia. Quero muito aplicar isso com o meu filho.

    ResponderEliminar