O TREINO DO PENICO: O QUE É AFINAL?

A aprendizagem da higiene é um importante passo no desenvolvimento infantil. Pode ser feita de diversas maneiras e cada criança tem o seu ritmo e a sua forma de aprender.
Eu considero que a criança completou esta aprendizagem quando é capaz de ir à casa de banho sem ser lembrada. Já consegue despir-se, sentar-se, fazer o chichi e/ou cocó, limpar-se, vestir-se e lavar as mãos... Ufa, tantas coisas!!!
Por isso mesmo é essencial que ela esteja pronta e os pais também. Sim, os pais!!! Paciência é a palavra de ordem! A colaboração dos adultos (pais, avós, educadores...) é um fator muito importante e determinante no sucesso (ou não) do treino dos pequenos.
Se o pequeno não for capaz de controlar os esfíncteres, atenção que antes dos 18 meses são poucos os músculos que estão suficientemente desenvolvidos para garantir o controlo necessário, não vai conseguir concretizar nenhuma das tarefas mencionadas.
Começar o treino do penico antes de o pequeno adquirir o controlo dos esfíncteres vai conduzir a descuidos e, muito provavelmente, a frustrações tanto para ele como para os pais.


O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário