Vou para a escola! E agora? - 11 dicas para ajudar o seu filho

Com o início do ano escolar ao virar da esquina é normal existirem algumas preocupações por parte dos pais e, principalmente, dos mais pequenos. Começar a escola pela primeira vez ou ir para uma nova escola pode ser um momento muito difícil. A maioria das crianças apresenta alguma resistência em adaptar-se a lugares novos ou estar com pessoas que nunca conheceram antes. É normal! Aqui estão algumas dicas para ajudar o seu pequeno no primeiro dia de aulas.


1. Deixe o seu filho saber como vai ser o dia. Diga-lhe quanto tempo vai estar na escola, a que horas começa e quando termina.

2.  Fale com o seu filho sobre os sentimentos - tanto as emoções como as preocupações - acerca de começar a escola.

3. Visite a escola com o seu filho. Descubram zonas comuns como, por exemplo, a biblioteca ou onde ficam as casas-de-banho. Ver sua nova sala de aula e conhecer seu novo professor antes de começar oficialmente.

4. Aponte alguns aspectos positivos da escola. Por exemplo, "vai ser divertido! vais poder fazer novos amigos".

5.  Deixe o seu filho saber que todas as crianças estão nervosas no primeiro dia de aulas e que são normais esses sentimentos. Conte-lhe como foi quando tinha a idade dele e explique-lhe que aconteceu o mesmo consigo.

6.  Deixe um bilhete (pode ser um desenho), na lancheira (ou mochila) do seu filho. Irá lembrá-lo que está a pensar nele enquanto ele está na escola.

7.  Tranquilize o seu filho que, se surgir algum problema na escola, você estará sempre disposto para ajudar a resolvê-lo.

8.  Tente encontrar um colega antes do primeiro dia de aulas, para que já tenha um amigo quando a escola começar.

9.  Informe-se sobre as actividades pós-escolares que o seu filho pode participar. Será que vai haver uma festa de regresso às aulas? Ou será que pode fazer parte de uma equipa de desporto?

10.  Na primeira semana faça um esforço para ir buscá-lo uns minutos mais cedo.

11.  Conversem bastante sobre a nova fase. Ouça-o! É importante que o seu filho tenha atenção da sua parte.


Para ajudar a facilitar o processo, tente fazer a transição com uma boa rotina à noite, pelo menos uma semana antes do início escolar. As crianças, nestas idades, devem dormir cerca de 10/11 horas. O descanso é fundamental, assim como um pequeno-almoço bom e saudável. Irá ajudá-los a estarem mais atentos, concentrados na aprendizagem e nas tarefas escolares. 

Embora seja normal ficar ansioso em qualquer situação nova, algumas crianças desenvolvem sintomas físicos reais, como dores de cabeça ou de estômago, associados ao início das aulas. Se está preocupado que as dificuldades do seu filho possam ir mais além das do nervosismo normal, fale com o professor ou com os profissionais de saúde.


Outros posts sobre o tema



O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário