"A TERRA TREME" OU COMO PÔR ESTA MÃE EM PÂNICO

O exercício nacional A TERRE TREME, terá lugar amanhã às 10h13. É uma iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil que lançou o convite a todos os cidadãos, organizações e empresas. Tem a duração de apenas 1 minuto, procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. 
Como sabemos Portugal é uma zona propensa a sismos e podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo: em casa, na escola, no trabalho ou mesmo de férias. Coloca-se a pergunta: estamos preparados para enfrentar uma situação de sismo e recuperar dela rapidamente?
Tenho a Nônô no "exitex" por causa do simulacro que vai haver na escola. Veio com a lição estudada e deu-me uma aula sobre o que fazer em caso de sismo. Não se cansa de falar sobre os 3 gestos de protecção - baixar, proteger e aguardar . "Mãe, durante o sismo devemos protegermo-nos debaixo de uma mesa, por isso, baixamo-nos e protegemos a cabeça e o pescoço... assim mãe, estás a ver? (coloca-se em posição) e depois quando o sismo parar, esperamos que a terra pare de tremer". Ouço-a com atenção e penso na real possibilidade de isto acontecer. É que depois de ter filhos, confesso que tenho uma "miufa" gigante só de pensar nestas coisas. Serei só eu? Para mal das minhas paranóias, e com um certo ar de gozo, ainda termina com um "bem, se houvesse um sismo esta casa ia abaixo em dois segundos. Ninguém se safava!...". O pior é que, muito provavelmente, tem razão e com isto já me tirou o sono durante umas boas semanas.

fotografia: Pau Storch

O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário