DORMI A NOITE TODA - #1


Lixado este estatuto de ser-se pai ou mãe, de trazer crianças ao mundo, andar com o coração a bater fora do peito e ainda ter que satisfazer as pressões e necessidades sociais dos outros que até são pais mas, por qualquer fenómeno, ainda por explicar, não estão satisfeitos com a sua condição parental, ou então acham-se capacitados em demasia e, por isso, tudo o que outros pais fazem não é assim, está mal, devia ser da forma a, b ou c. Nem oito, nem oitenta! Todos se atacam, é uma contradição pegada e respeito pelas escolhas, decisões, metodologias, teorias e o diabo a sete que cada família pratica, que é bonito, nem vê-lo
Toda a gente que tem filhos sabe como é que isto funciona e há sempre temas mais delicados que não passam em branco entre mães e pais, amigos, sogras, avós e demais interessados pelos bebés dos outros. Saio com o meu pequenino e logo sou bombardeada com as perguntas da praxe: Ele é bonzinho? E chora muito? Só lhe dá maminha? E não usa chucha?... E depois vem a pergunta para um milhão: E já dorme a noite toda? Mesmo antes de conseguir responder, segue-se a história de que a partir do momento em que temos bebés nunca mais vamos dormir. Que há sempre alguém, se não o próprio, que conhece alguém, cujo bebé não dorme horas seguidas durante a noite. E, de repente parece que todos os bebés do mundo - menos o nosso - não dormem. Quando digo que o meu bebé dorme a noite toda e que todos os meus filhos começaram a dormir com cerca de três meses sou automaticamente fuzilada com o olhar e ouço sempre um "ai, que sorte!" Para não falar que há quem ache mesmo que estou a mentir. Onde é que já se viu isto, um bebé com três meses a dormir? Pois, cá em casa é à base da mocada até fecharem os olhinhos, outras vezes dou-lhes uns hipnóticos que são tiro e queda e é ver os putos a cair para o lado mas, vá eu confesso, os meus filhos têm um gene alienígena qualquer e por isso não são como os bebés humanos. Sim, espantem-se minha gente, os meus bebés dormem!!!

Os meus bebés não são melhores nem piores que os vossos. São apenas bebés. Eu não sou melhor nem pior mãe que todas as outras mães. Sou apenas mais uma mãe. Aquilo que faço (e que fiz) para ajudar os meus filhos a dormir funcionou, mas não quer dizer que vá funcionar com todos os bebés, todas as mães e em todas as famílias. 
Cada família é autônoma e livre de fazer o que bem entender, de encontrar a estratégia mais adequada e de se sentir confortável com isso. Não há cá nada a provar aos outros. A única coisa que existe é viver tranquilo e em paz com as decisões tomadas e se essas decisões vos permitirem ter um ambiente familiar feliz, então que assim seja.

Já me pediram para revelar os meus "truques ". Vou fazê-lo no próximo post mas não podia deixar passar em vão a quem fica muito impressionado, não acredita ou simplesmente gosta de meter o bedelho na vida dos outros (neste caso no sono dos filhos dos outros). 

Fica a dica: mais respeito e menos crítica!


O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM




1 comentário:

  1. Eu confesso que já fiz esse comentário: "ai que sorte!" e não foi por mal nem com intenção de criticar..... é que para uma pessoa que passou 2 anos sem dormir uma noite seguida, esse é todo um assunto de conversa!! :D

    ResponderEliminar