ROTINAS - A NOSSA SOLUÇÃO PARA O CAOS DOS DIAS

Estou convicta que o início das aulas é o momento ideal para os pais incutirem mais autonomia e independência aos filhos. É a altura em que começam a ser atribuídas tarefas próprias para a idade, de forma a conseguirem cumpri-las, e a aumentarem tanto a autoestima como a responsabilidade.
Um mês depois do inicio das aulas quem é que já conseguiu implementar as rotinas diárias e distribuir as tarefas pela criançada? 
Eu tenho três crianças e, cá em casa é sempre uma grande alegria, mas é também um grande sinónimo de desarrumação, falta de tempo e de constante correria. Sei que no meio da azáfama e do caos da manhã, entre  tomar o pequeno almoço, fazer a higiene, vestirem-se... ou da tarde, quando chegam a casa, depois de um dia cansativo, brincar, dar banhos, jantar, fazer os TPC e ir para a cama, por vezes o desespero fala mais alto, mas, acreditem, é possível criar condições para minimizar a desordem. A solução? RO-TI-NAS. Sim, as rotinas cá em casa são imprescindíveis e desde que nascem que a minha prole leva com elas (falarei sobre as rotinas desde o nascimento noutro post) e a coisa funciona muito bem. 
Por cá cada um trata de si, à excepção do pirralhito de dois meses, claro! Tanto a Nôno como o Afonsini, de manhã preparam o seu pequeno almoço, fazem a higiene e vestem-se sozinhos e à tarde sabem que, assim que chegam a casa, tem de se despir e colocar a roupa suja no cesto, tomar banho, vestir o pijama e depois ficam livres para brincar, ver televisão ou fazer o TPC enquanto trato do mais pequenino e preparo o jantar. E é isto!  É certo que de vez em quando a coisa descarrilha (e ainda bem, porque não tenho robôs em casa). O truque é consistência e persistência e volta tudo à normalidade. Como consegui? Elaborei um quadro de rotinas onde os miúdos pudessem ver as tarefas a realizar ao longo do dia. Já vos explico. 

O video que se segue foi feito no ano passado, tinha a Nônô seis anos e o Afonsini quase quatro. 

E quem sabe um quadro de tarefas seja aquilo de que precisa para que todos contribuam para uma rotina estável e feliz?

Ter uma rotina diária é algo que pode ajudar a trazer algum equilíbrio à família, e foi neste contexto que surgiu a ideia de criar o Deedoo. Ah, ainda não conhecem o Deedoo? A Sério!? Bem, o Deedoo foi feito a pensar nas crianças, nos pais e na melhor forma de otimizar as relações familiares.
O Deedoo é um quadro de rotinas e funciona como um brinquedo, mas que simultaneamente promove a autonomia, independência e responsabilização dos pequenos. Este quadro foi pensado para crianças a partir dos dois anos e meio/ três anos e com a ajuda da minha querida amiga e talentosa Ana Fonseca, que fez as ilustrações, tem uma componente visual apelativa para que as crianças facilmente se identifiquem.
Ainda não perceberam muito bem como funciona? É tão simples quanto isto: o quadro é personalizável com o nome da criança e tem duas colunas – vou fazer/já fiz – e um conjunto de ímanes com várias atividades que fazem parte do dia-a-dia de qualquer criança. Como cada família tem necessidades diferentes e os valores que pretendem transmitir são distintos, cada uma define os seus objetivos e é fundamental que se explique de forma clara e simples aquilo que se pode e não pode fazer. O número de rotinas fica ao vosso critério, mas numa fase inicial aconselho que comecem pelas tarefas relativas à alimentação, hora de dormir e à higiene pessoal.
À medida que a criança cresce é importante que introduzam novas tarefas de maior responsabilidade, como por exemplo tarefas ligadas à manutenção dos seus bens e do seu espaço pessoal ou tratar do animal de estimação.
O objetivo desta ferramenta pedagógica é, no fundo, ajudar crianças e pais a brincar com as tarefas diárias, ao mesmo tempo que se tornam os dias mais previsíveis e se transformam as rotinas em hábitos.
Ter uma rotina bem planeada ajuda na formação de bons hábitos, gera segurança, diminui a ansiedade e momentos de desorientação. Estes bons hábitos evitam castigos ou agressões o que é algo que beneficia tanto as crianças como os pais.

Mais sobre o Deedoo


O REI VAI NU também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário